Portuguese English Spanish

Associação Nascentes realiza assembleia geral do biênio 2013/2014



Associação Nascentes realizou hoje, na manhã de Sábado, [15/03] uma assembleia geral.

A Diretoria da Associação apresentou os resultados de sua gestão, informando as ações realizadas desde 2012 e 2013. Entre os resultados estão a participação da Associação no COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e o projeto Recuperando o Córrego Tijuco Preto, projeto desenvolvido com apoio da Fundação Banco do Brasil, por meio do programa voluntariado da FBB. A Associação plantou neste projeto 1260 mudas de árvores e trabalhou com mais de 350 crianças do entorno local do projeto. 

Na esfera da educação ambiental a Associação desenvolveu materiais instrucionais, para compostagem de resíduos orgânicos com apoio da Rede Tear do SENAC. Tais materiais foram utilizados em atividades presenciais com crianças da rede municipal de Botucatu.

Dois outros projetos destacam os esforços da associação: os colaboratórios de alfabetização ecológica, que são oficinas de educação ambiental para crianças. Foram realizadas ações na escola municipal Nair Amaral e na sede da Nascentes por meio do projeto Aldeia Pedagógica, projeto itinerante, localizado na sede da Associação Nascentes, onde o objetivo é receber crianças e trabalhar com a agricultura por meio de horta educativa, viveiro e trilha ecológica, projeto com monitoria dos educadores Sandra e Felipe.

Um dos pontos de destaque da atual Diretoria foi o engajamento político, trabalhando na conscientização dos poderes executivos e legislativos para o tema políticas públicas. No período de 2012 e 2013 a Associação fez um esforço para colaborar com a criação do Plano Municipal de Meio Ambiente. Tal plano é determinado pela lei orgânica do município de Botucatu desde 1990. Desde de então, há 24 anos, estamos atrasados em termos de políticas públicas para o meio ambiente. A Associação Nascentes por meio de seus voluntários resgataram debates sobre um instrumento legislativo, que desde 2007 vem sendo discutido por ambientalistas: O Código Municipal Ambiental.

Trabalhando ativamente na discussão, elaboração e debate sobre os marcos legais para com os interesses locais que o município deve estabelecer compromissos de legislar em comum acordo com o estado e a federação a Associação vem atuando com seriedade e assessoria técnica jurídica.

Outro ponto citado na reunião foi a participação da Associação em uma carta conjunta com outras associações ambientalistas repudiando o episódio que culminou em uma "mutilação" do plano de manejo da APA de Botucatu.

O mesmo, por influência das industrias em uma ação orquestrada pelo prefeito municipal de Botucatu e o secretário estadual de meio ambiente, criaram um lobby para retirar do plano, itens que restringiam o uso de agrotóxicos e transgênicos em áreas de proteção ambiental e recarga do aquífero.

A Associação Nascentes reforçou por meio de seus representantes o posicionamento nesta assembleia, posicionando-se contra ações políticas que influenciam em estudos técnicos, gerando contra senso, pois o plano de manejo foi elaborado por técnicos especialistas e não deveria receber alterações por pressão de segmentos industriais. A Associação Nascentes convida a todos a assinarem uma petição contra essa ação, não ética:

https://secure.avaaz.org/po/petition/CONSEMA_Conselho_Estadual_do_Meio_Ambiente_SP_Aprovacao_na_integra_do_Plano_de_Manejo_da_APA_Botucatu/

O Selo Amigo da Nascentes foi comemorado pela Diretoria e graças a essa iniciativa e as empresas que estão colaborando mensalmente com a Associação, financeiramente, este ano o viveiro de mudas será reativado. Agradecemos as empresas parceiras: Laboratório IMLAB, NETMOVE, Spadotto e Morais, Loopes e Brasil Contábil.

Para o presente o novo corpo de voluntários, o ano de 2014 é vital. O grupo segmentou sua atuação em grupos chaves: Infra-estrutura, sendo este responsável pela sede da Associação, localizada no bairro demétria. Comunicação e eventos, responsável por ações afirmativas na sede ou em locais estratégicos. Articulação, que é responsável pela representação da associação nos meios formai e informais e um grupo focado em educação ambiental e elaboração de projetos. 

O grupo como um todo integra uma câmara de planejamento. Nesta reunião os projetos do biênio 2014/2015 foram aprovados e iniciarão seu desenvolvimento. Antigos sócios que estão em outras cidades ou atuações foram retirados, dando lugar a novos interessados.

A Associação Nascentes agradece a presença de todos e convida quem sentir o chamado a fazer parte desse grupo que tem como objetivo atuar na preservação, recuperação e conservação de mananciais e biomas como o cerrado. 

Animus Web