Portuguese English Spanish

Aldeia Pedagógica

“Aldea Pedagógica Camino del SoL”, um projeto que inclui diversos espaços e propostas educativas para diferentes idades e condições sócio culturais. 

O projeto como proposta de apoio complementar as escolas públicas e privadas:


“Escola no Campo” visa o apoio dos conteúdos curriculares em relação á ciências naturais e como respaldo á tarefa dos professores no atendimento do projeto “Ciência para gente” do MEC. Se trata de saídas pedagógicas, onde as crianças podem vivenciar na pratica conteúdos ligados a processos naturais, tal como ciclos naturais, cultivos, hortas e culturas nas estações do ano, lixo, resíduos, minho-cultura, solos, composteira e reciclagem, a vida no campo, animais domésticos, etc. O programa foi pensado para turmas de ensino fundamental.

O projeto como proposta de integração entre diversos indivíduos:


“Encontros para á Convivência” serie de oficinas e seminários que educa para a convivência, a arte de viver em paz, com sigo mesmo com os outros e com a natureza, sensibilizando para a visão holística da existência, desenvolvendo ferramentas para a reconstrução da paz e harmonia interior, para lidar com os conflitos, as emoções negativas e as tensões. O programa foi pensado para turmas de ensino médio, funcionários de empresas, melhor idade, grupos em geral.

O projeto como proposta de educação ambiental:


“Horta Educativa” Este programa visa o cuidado do ser e do planeta. É um espaço para á pratica consciente dos ofícios da agricultura como trabalho de desenvolvimento pessoal. Se direciona a famílias e pessoas em geral que queiram se aproximar dando forma ao desejo de se educar em família uma visão ecológica, holística da existência, aprendendo sobre os alimentos e os fundamentos da Agricultura livre de agrotóxicos, plena de consciência e espiritualidade. Cultivar é cultivar-se, num encontro pedagógico, curativo, social. O programa pode ser usado como encontros terapêuticos em pessoas ou comunidades que precisem de um espaço de trabalho em si próprios, no caso de inclusão à sociedade, luta contra vícios, processos de crises pessoais, etc.

O projeto como proposta pedagógica:

“Pedagogia Waldorf Para todos” cursos de sensibilização e introdução na Pedagogia Waldorf com os temas do jardim de infância: a vida no jardim Waldorf, ritmos e rotina no jardim, brincar e brinquedos no primeiro setênio, os contos de fadas, trabalhos domésticos para o desenvolvimento saudável da criança; no fundamental: estrutura da classe principal e o ensino por épocas, a estrutura dramática e as artes como ferramenta para introduzir acompanhar e desenvolver as épocas, temas e praticas curriculares. Visado a estudantes de pedagogia e docentes em geral.

O projeto como proposta de recreação, lazer:

“Oficinas artísticas” oficinas de iniciação musical, flauta doce soprano, expressão corporal, fantoches, e teatro infantil, para turmas de ensino fundamental.

Conceitos:
 
Baseados nos conceitos da Antroposofia (ciência filosófica do espiritual criada por Rudolf Steiner há um século atrás como uma ciência e não como uma religião- acolhe todas as crenças religiosas) com praticas inspiradas na Pedagogia Waldorf (rede de escolas conhecidas a nível mundial por educar ao ser humano numa visão que envolve corpo, alma e espirito, vinculando fortemente os processos artesanais e artísticos baseada na Antroposofia).

Fundamentos da UNIPAZ (Universidade Holística Internacional do Brasil, fundado pelo educador para paz Dr. Pierre Weill), no exercício da Agricultura Biodinâmica (cultura do trabalho da terra que vincula as forças do Homem e a Natureza ás forças cósmicas, dinamizando-as e potencializando-as para a saúde do homem e da terra como um organismo vivo) e desde a crença profunda de que Macrocosmos e Microcosmos estão interligados e que, á autoeducação o despertar da consciência trazem movimentos anímicos e espirituais que plasmam obras concretas para uma vida melhor na terra: estamos dando forma aos seguintes nosso programas educativos.

Os programas oferecidos partem da base de trazer na fazer pedagógico o religar-se à vivência de pertencer às forças e leis universais: A Terra como um organismo vivo e o Ser Humano como um ser Anímico-Espiritual que transforma e é transformado com as forças da consciência, a autoeducação e o despertar do amor como força universal.


Sandra Elizabeth Londoño Terán
Educadora Terapêutica e Social

INFO. : (14) 9 8800 2261
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: aldeapedagogicacaminodelsol-waldorf
* ONG Nascentes está do lado da Escola Waldorf Aitiara

Animus Web